quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que significa ídolo?



(Ídolo), uma palavra que a maioria das pessoas talvez diga que conheça. Mas em minha opinião, talvez seja hora de olharmos com um pouco mais de profundidade o seu significado, principalmente na modernidade.

Na Bíblia, iremos encontrar a palavra ídolo, normalmente apontando para objetos que eram adorados, representando as divindades ou os deuses que havia na época. Veja este versículo: “Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote [ídolos]” (Jz 2. 13)

Um dos dez mandamentos fala claramente sobre os ídolos, que eram representados por imagens: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto” (Êxodo 20. 4-5)

Até nesse ponto acredito que não haja dúvida. O grande problema é que na modernidade surgiram novas modalidades de ídolos que se somaram as do passado. No passado, os ídolos eram normalmente deuses de culturas pagãs. Num passado não muito longínquo temos também a Igreja Católica canonizando “santos” que são abertamente adorados pela população [e por parte do clero], e por isso, são ídolos.

Na atualidade, porém, um ídolo pode ser qualquer coisa. Um computador pode ser adorado, uma pessoa, um artista, um carro, o dinheiro, a carreira, o status, o sexo, a força, o poder, uma religião, um líder, um animal, etc. Nunca tivemos tantos ídolos como na atualidade. Os ídolos são quase disfarçados, porém cumprem o mesmo papel que no passado: tomar o lugar de Deus como O único a ser adorado. E, diga-se de passagem, Deus proíbe essa prática.

Tudo que busca tomar o lugar de Deus em nossa vida se transformou em um ídolo que estamos adorando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário